quarta-feira, 9 de julho de 2014

Halo Primordium

O texto abaixo possui informações sobre o enredo do livro e personagens da série de jogos Halo. Sendo assim prossiga com a leitura apenas se de fato tiver curiosidade sobre os eventos desta história.


Halo Primordium é o segundo livro da trilogia "Saga dos Forerruners" e sucede a narrativa iniciada em Halo Cryptum.
A história é focada nas lembranças de um monitor encontrado quase destruído em um Halo por pesquisadores humanos após os eventos narrados no jogo Halo Combat Evolved. Tal monitor diz ter sido humano no passado e que seu nome era Chakas. 
Na trama, Chakas se vê perdido em um Halo após a queda da nave que o transportava. Para aqueles que leram o primeiro livro, sabem que o desfecho deste é o aprisionamento de Chakas, Elevação, Bornstellar e o Didata pelo Mestre Construtor.
O Mestre Construtor foi o responsável pela construção dos Halos. Estruturas gigantescas que serviam como arma contra o Flood e que se disparada eliminaria toda a vida senciente no universo.
O mestre Construtor também foi responsável por liberar o "Cativo", chamado pelos Forerruners de "Primordial" de sua prisão em Charum Hakkor (última cidadela humana) e de transportá-lo para o Halo em que a história se passa.
Salvo da queda por Vinnevra, uma humana nascida no Halo, Chakas inicia sua busca por seu amigo Elevação e pelo Forerruner Bornstellar. Ele acredita que seus amigos devam ter sobrevivido a queda de suas respectivas naves.
Vinnevra o apresenta a seu avô Gamelpar - no livro é descrito que tanto ela quanto seu avô possuem pele escura e se assemelham com os aborígenes australianos - que nasceu em Erde Tyrene (Terra), mas ainda criança foi levado ao Halo.
O trio de protagonistas começam a ter manifestações de antigos guerreiros que lutaram contra os Forerruners na guerra dez mil anos antes. Chakas vem a descobrir que o geas implantado nele pela Bibliotecária era a do comandante Forthencho, o Lorde dos Almirantes, grande inimigo do Didata no passado.
Após uma série de aventuras e de uma tensão amorosa com Vinnevra nunca desenvolvida, finalmente Chakas encontra Elevação e descobre o que aconteceu com o Halo em que estão. A Bibliotecária havia coletado vários humanos e os colocado na instalação 07 (nome dado a este Halo em que a história se desenvolve). Sabendo que os humanos haviam descoberto uma maneira de se tornarem imunes ao Flood, o Mestre construtor decidiu realizar experimentos neles na tentativa de descobrir uma maneira de se defenderem. Os experimentos geraram atritos entre os construtores e os modeladores de vida. Uma guerra se instaurou entre estas castas e o Flood, contido nos laboratórios chamados Palácios da Dor foram liberados contaminando a todos, menos aos humanos imunes. Durante as batalhas, várias partes do Halo foram sabotadas e ele está para colidir com um planeta próximo que Chakas descreve como tendo a cara de um lobo devido ao formato de sua superfície e das sombras projetadas.
Ocorre uma reviravolta na história e o grupo é encaminhado a sala do Cartógrafo Silencioso pela geas de Vinnevra. Lá eles encontram um monitor muito poderoso que foi corrompido pelo poder do Primordial. Este monitor quer agora a destruição de seus criadores, os Forerruners, mas ele sabe que para que seu plano se realize é necessário salvar a si, ao Halo e aos humanos que agora são considerados os novos mestres da estrutura.
Chakas é conectado ao Cartógrafo Silencioso que possui todo o conhecimento sobre o Halo. Sua mente se abre e ele passa a ter todo o conhecimento necessário para salvar a todos. Enquanto conectado a esta máquina, uma frota de naves se aproxima da instalação e descobre-se que se trata do Didata que tenta a todo custo salvar o Halo. Aqui surge um dos últimos mistérios do livro: Por que o Didata que em Cryptum era contrário a construção dos Halos queria a todo custo salvar aquele da destruição?
Descobre-se que este Forerruner, apesar de se parecer por demais com o Didata é Bornstellar que se desenvolveu como um guerreiro servidor e que praticamente não possui mais traços de sua casta original, a dos contrutores. Bornstellar está seguindo ordens da Bibliotecária que quer salvar os humanos dentro do Halo.
Bornstellar pede a Chakas que o ajude a manejar o Halo de modo a ele não colidir com o planeta. De posse de novos poderes assim por dizer, Chaka realiza o pedido mas vê seu corpo definhar e sua mente ser transferida aos poucos, através do Compositor para um monitor. Ele mais adiante passará a se o monitor 343 Guilty Spark visto nos jogos Halo 2 e Halo 3.
Após a destruição do grande monitor que controlava a instalação, Bornstellar, agora Didata e Chakas, ainda no corpo humano deteriorado vão ao encontro do Primordial que solta de seu corpo o pó que infecta a todos com o Flood. Eles descobrem que o Primordial é de fato o último dos Precursores e que este deseja a aniquilação dos Forerruners. O Primordial diz que o Flood não é uma praga mas algo que trará o consenso a galáxia pois fundirá todas as formas de vida. Ele diz que os Forerruners não são dignos de carregarem o manto e que este deverá ser passado aos humanos.
Para a surpresa de todos, o Primordial diz que os humanos não são realmente imunes e que o Flood decide quem quer contaminar. Ele diz que os humanos se desenvolverão, acumularão conhecimento para no futuro serem assimilados pelo Flood também.
O livro termina com o Cativo morrendo, Chakas se tornando um monitor e vendo Vinnevra e Elevação pela última vez.
Chakas, agora Guilty Spark se apodera da nave humana em que estava sendo estudado suprimindo sua inteligência artificial e inicia uma busca pela Bibliotecária que ele acredita ainda estar viva.

Nenhum comentário: