quarta-feira, 10 de julho de 2013

Halo Reach


Por muito tempo o livro foi a única maneira de se narrar uma história. Então, surgiu o rádio que com toda a sua facilidade podia trazer informações, lazer e cultura de forma mais prática. Depois a televisão que somava tudo isso a imagem.
Muitas histórias foram, são e serão contadas nestes formatos, porém, existe um outro aparelho que de brinquedo passou a entretenimento sério e hoje está galgando a posição de distribuidor de informações: o videogame.
A introdução acima se faz necessária para que se entenda o que é a série de jogos Halo. Trata-se de uma mitologia multicanais distribuída principalmente por meio dos videogames, mas por livros, gibis, seriados e filmes também.
Halo Reach talvez seja a melhor história já contada nesta série porque trata das questões que culminaram no primeiro jogo da série: Halo Combat Evolved.
Estamos no futuro, séculos a frente, a raça humana está em guerra com o Covenant, um conglomerado de raças alienígenas que tem em comum uma mesma religião. Tal raça começa a invadir e conquistar as colônias humanas em diversos planetas, seu destino, a Terra. O planeta Reach é a colônia humana mais importante, é lá onde a UNSC (United Nations Space Command) desenvolve tecnologias bélicas. Lá é também o local onde foi desenvolvido o projeto Orion que deu origem aos Spartans, entre eles o famoso John-117, o Master Chief.
A história começa com o Noble Team sendo escalado para verificar a interrupção de um transmissor de comunicação da UNSC. Esta equipe é formada por cinco Spartans com altas patentes. O jogador assume o papel do sexto integrante que recebe o nome de Noble SIX.
Ao investigarem o problema do transmissor, que até então pensava-se ser obra de dissidentes terroristas, descobre-se que o Covenant invadiu o planeta sem que os humanos percebessem e estão preparando aquilo que será uma invasão maior e por fim a conquista de Reach.
O Jogo possui dez missões em que várias habilidades serão requeridas. Os gráficos são belos e a narração em português faz com que o entendimento da história seja fácil.
Neste jogo conheceremos personagens principais do universo Halo como a doutora Catherine Halsey, mãe do projeto Spartan, a inteligência artificial Cortana, companheira inseparável de Master Chief. Será visto pela primeira ver um artefato Forerunner e a nave Pila de Outono.
Para aqueles que se interessam não apenas pela jogabilidade mas por um enredo envolvente e quer entender  a história por trás desta série de jogos, o correto é jogá-los na seguinte sequência: Halo War, Halo Reach, Halo Combat Evolved, Halo 2, Halo 3 ODST, Halo 3 e Halo 4. Note que os jogos não estão organizados por data de lancamento e sim por ordem cronológica da mitologia.
Boa história, boa jogabilidade, bom entretenimento. Halo Reach é a prova de que boas histórias podem surgir em qualquer mídia inclusive em uma mídia ainda vista como coisa de criança como o videogame.

Nenhum comentário: