No post anterior citei uma frase do livro "A Revolução dos Bichos". Este foi o primeiro livro que eu li aos dez anos de idade. Tive um professor muito bom que me apresentou a esta excelente história.
O texto foi escrito por George Orwell, publicado pela primeira vez em 1945 e figura na lista dos cem melhores romances escritos em língua inglesa de todos os tempos. Trata-se de uma crítica ao comunismo russo de Stalin que pregava a comunhão entre todos mas que ao estabelecer-se mudou quase que completamente seus ideais.
Resumo da história
O texto abaixo contém informações sobre o enredo
A história se passa na Manor Farm, uma fazenda que produz legumes, ovos e carnes para suprir a cidade. Percebendo a morte aproximar-se o velho porco Major reúne-se com todos os animais da fazenda para contar-lhes sobre um sonho seu: O sonho de ver todos animais livres do julgo dos humanos. Major pregou sobre o Animalismo e a sociedade gerida por animais para os animais. Os animais ao ouvirem tal história ficaram animados e cheios de esperanças. Alguns dias depois de compartilhar seu sonho com os outros o velho porco morreu.
Inflamados pelas palavras do falecido, dois jovens porcos, Bola-de-Neve e Napoleão lideraram uma rebelião que expulsou os humanos da fazenda. Houve festa e os porcos, por saberem ler e escrever, redigiram leis que regeriam as vidas dos animais de agora em diante, as leis seriam as seguintes:
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.
Os humanos tentam recuperar a fazenda e há luta novamente. Bola-de-Neve se destaca na batalha por fim os humanos são expulsos novamente. Bola-de-Neve é um lider nato e pensa em melhorar a fazenda e o bem estar dos animais, mas Napoleão, invejoso e agora sentindo o gosto do poder começa a caluniar o antigo companheiro que foi expulso da fazenda e logo em seguida desapareceu. Napoleão se torna o lider supremo dos animais e passa a executar as idéias de Bola-de-Neve que ele tanto criticava como por exemplo a construção de um moinho para geração de energia. Se algo dava errado, logo Napoleão colocava a culpa em Bola-de-Neve mesmo este não vivendo mais na fazenda.
Algum tempo depois os porcos contatam os agricultores da região, contrariando o consenso de que não deveriam ter contato com os humanos. Eles passam a negociar os bens produzidos na fazenda. Napoleão e os demais porcos se mudam para a casa grande onde morava o dono da fazenda e passam a usar roupas. Os mandamentos são alterados então e passam a ser da seguinte maneira:
4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.
5. Nenhum animal beberá álcool em excesso.
6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo.7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.
As condições de trabalho dos demais animais se degradam. Eles já não sabem mais se era melhor antes quando os humanos eram os donos da fazenda mas ainda assim, sentiam-se felizes pela falsa sensação de liberdade que a revolução trouxera.
Napoleão e os porcos convidam os humanos da região para celebrarem a colheita e bom rendimentos da fazenda. Durante a festa houve uma briga por conta de um jogo de carteado entre humanos e porcos onde os humanos acusavam um porco de estar trapaceando. Os demais animais viam a cena e já não sabiam distinguir quem era porco e quem era humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário