Eventos catastróficos servem de motivo para analisarmos peculiaridades do comportamento humano. Recentemente ficamos alarmados com o incêndio na boate Kiss que lamentavelmente ceifou mais de duzentas vidas.
É algo triste demais. Se por um lado, ver a comoção das pessoas nos faz renovar nossa fé no ser humano, por outro, percebemos o quanto ainda nos falta para evoluirmos e nos tornarmos melhores.
Em tempos de "Jogos mortais", alguns ditos humanos, parecem não se preocupar em preservar familiares de uma dor ainda maior. Municiado de celulares, fotos e mais fotos desta tragédia foram tiradas e postadas no Facebook. Muitas fotos, morbidamente, foram editadas e possuíam dizeres como: "pêsames", "o Brasil está de luto", "estamos com vocês familiares" e por aí vai.
Como pode uma mente doentia pensar que colocando uma mensagem bonitinha nas fotos de entes queridos amontoados e mortos é sinal de solidarização com os parentes e amigos?
Nossa sociedade caminha para uma cultura de bizarrices sem fim. As pessoas não só se acostumaram com o bizarro como passaram a se interessar por isso e a gerar conteúdo neste sentido. O referido Facebook está impossível esta semana.
Mas esta peculiaridade não se restringe apenas a alguns. A mídia como um todo percebeu o que o povo quer e não se fizeram de rogados. As coberturas pseudo jornalisticas e focadas em altos índices de audiência, apenas atentavam aos momentos de dor. O importante é focar a câmera na lágrima que escorre do rosto da mãe. O povo quer isso.
Lamentável um povo com uma cultura assim e lamentável saber que o governo é um reflexo desta sociedade. Li ontem em um jornal que a prefeitura da cidade paulista de Americana interditou todas as boates da cidade. O título sensacionalista dava a entender que a prefeitura estava trabalhando preocupada com o bem estar dos munícipes. Balela. O fato é que tal interdição para fiscalização surgiu em decorrência da desgraça que aconteceu em Santa Maria. É vergonhoso. Pior é que em seis meses, todos esquecerão e não haverão mais interdições e vistorias. |Tudo voltará aquele estado natural de inércia e ineficiência.
Não sei o que pensar mais sobre estes brasileiros adoradores e perpetuadores da cultura doentia. Sinto cada vez mais que estamos caminhando para nossa destruição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário