Senzala
Salesópolis é uma cidade situada ao extremo leste da região metropolitana de São Paulo. Ela faz divisa com as cidades de Biritima Mirim, Paraibuna, Santa Branca, Bertioga, Caraguatatuba e São Sebastião. Sua topografia é serrana e tem na plantação e derrubada de eucalipto sua principal atividade.
O nome Salesópolis faz referência ao presidente Campos Sales quando este por aquelas terras passou. A cidade é uma das 29 estâncias turísticas do estado de São Paulo sendo que sua principal atração é a nascente do rio Tiête. Além do rio, existe um parque florestal, duas represas, uma hidroelétrica e a Senzala (restaurante com uma casa simulando uma senzala de escravos).
Rica em natureza a cidade possui também, diversas cachoeiras e pequenos riachos por toda a sua extensão. Sua população gira em torno de vinte mil habitantes mas em épocas festivas e feriados tende a aumentar consideravelmente.
Os visitantes costumam procurar a cidade para a prática de esportes como o camping, caminhada, pesca e o motocross, porém, apesar de tais práticas a cidade mantém sua tranquilidade e silêncio costumeiros de localidades interioranas.
Apesar de ter divisa com três cidades do litoral, só é possível alcançar por rodovia (SP-88) Caraguatatuba. As demais (Bertioga e São Sebastião) tem seus limites na Serra do Mar sendo possível o acesso por meio de trilhas.
Além do já citado eucalipto, muitas propriedades produzem carvão, cachaça e gado para o leite. A cidade é hospitaleira e toda primeira quinta feira de cada mês há uma grande feira onde podem ser compradas as produções e artesanatos locais.
Represa Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário