
O brasileiro é burro. Eu sou burro. E provavelmente você que está lendo é burro também. Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo. Todos os bens de consumo levam imbutídos em seus preços uma infinidade de impostos. Se você ganha acima de R$ 1200,00 por mês o governo, 27% é do governo. Se recebe uma idenização ou ganha uma processo trabalhista, lá está o governo cobrando sua parte. Vendeu um apartamento? se não investir o dinheiro da venda na compra de outro imóvel em um prazo estipulado pelo governo, já era, o governo vai querer o dele.
Depois de tudo isso dizem que o governo não é presente na vida dos cidadãos. Pena não ser presente na forma de saúde, educação e segurança.
Vivemos em um estado calamitoso onde não há investimentos no futuro das pessoas. Li dia desses uma reportagem com Paulo Skaff (não sei se se escreve assim) na qual ele chama a contribuição social para saúde (CSS) de contribuição Contra Seu Salário. O governo teve absurdos 11 anos de CPMF para consertar a saúde, mas não conseguiu e agora quer recriá-la com um novo nome, mais curto, mais social e sem aquela palavrinha que tanto incomodava: provisória. É estarrecedor, inacreditável saber que nossos deputados e senadores vivem em um mundo da fantasia onde tudo é possível, inclusive criar novos impostos para manter suas regalias. A classe média não suporta mais ter de carregar nas costas uma legião de vagabundos sustentados pelas bolsas alguma coisa, ou uma legião de pseudo-representantes do povo que representam na verdade, unica exclusivamente seus bolsos.
Em reportagem do jornal Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u409018.shtml) de hoje, li que o IPEA (Instituto de pesquisa econômica aplicada) entregou ao senado estudo que aponta uma melhora no poder de consumo dos mais pobres se houver a extinção do COFINS (contribuição para financiamento da seguridade social). Este imposto é imbutido em bens de consumo bem como em alimentos.. Como os mais pobres trabalham para comer, este imposto tem uma carga mais pesada para eles.
Espero que ao menos desta vez os políticos ouçam um parecer técnico e coloque em votação. Tenho esperanças que um dia a lucidez domine todas as decisões dos políticos no Brasil. Se bem que o senado destruiu Roma..... vai que eles resolvem fazer o mesmo por aqui....
Nenhum comentário:
Postar um comentário